quarta-feira, 29 de abril de 2009

Poética!

Permanecendo no clima de comemoração do Dia do Trabalhador, uma poesia de Vladimir Maiakóvski, um poeta russo. "Sem forma revolucionária não há arte revolucionária", era o seu lema, e nesse sentido Maiakóvski é um dos raros poetas que conseguiram realizar poesia participante sem abdicar do espírito criativo.


“Meu Maio”

Maiakóvski

A todos

Que saíram às ruas

De corpo-máquina cansado,

A todos

Que imploram feriado

Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário –

Este é o meu maio!

Sou camponês – Este é o meu mês.

Sou ferro –

Eis o maio que eu quero!

Sou terra –

O maio é minha era!


3 comentários:

  1. Sim, o poema foi escrito em russo. A obra de Maiakóvski foi traduzida (ou transcriada) no Brasil por Haroldo de Campos (poeta e tradutor falecido em 2003). Haroldo de Campos junto de seu irmão Augusto de Campos e Décio Pignatari são os criadores da Poesia Concreta.

    Abaixo uma pequena apresentação de Maiakóvski:

    Fortemente impressionado pelo movimento revolucionário russo e impregnado desde cedo de obras socialistas, ingressou aos quinze anos na facção bolchevique do Partido Social-Democrático Operário Russo. Detido em duas ocasiões, foi solto por falta de provas, mas em 1909-1910 passou onze meses na prisão.
    Após a Revolução de Outubro, Maiakóvski se dedicou a desenhos e legendas para cartazes de propaganda e, no início da consolidação do novo Estado, exaltou campanhas sanitárias, fez publicidade de produtos diversos, etc. Fundou em 1923 a revista LEF (de Liévi Front, Frente de Esquerda), que reuniu a “esquerda das artes”, isto é, os escritores e artistas que pretendiam aliar a forma revolucionária a um conteúdo de renovação social.
    Entrou freqüentemente em choque com os “burocratas’’ e com os que pretendiam reduzir a poesia a fórmulas simplistas. Foi homem de grandes paixões, arrebatado e lírico, épico e satírico ao mesmo tempo. Suicidou-se com um tiro em 1930. Sua obra, profundamente revolucionária na forma e nas idéias que defendeu, apresenta-se coerente, original, veemente, una.

    Para saber mais:
    http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm
    http://www.culturapara.art.br/opoema/maiakovski/maiakovski.htm

    ResponderExcluir
  2. acho muito interessante essa relação estreita que tem alguns movimentos artísticos russos com as questões sociais, fiz um trabalho uma vez sobre o construtivismo russo no cinema, e o mágico, é que é uma arte cheia de funcionalidade social (em ideias, ideologias, apologias) mas isso não consegue diminuir a sua parte arte, como se ve em muitas tentativas de juntar as duas coisas, resultando apenas em instrumentos de comunicação social e não arte.

    ResponderExcluir