domingo, 26 de abril de 2009

Ai, que absurdo!

Neste fim de semana Rio das Ostras teve uma mobilização artística. Jovens se reuniram e expuseram as mais diversas manifestações poéticas, musicais, plásticas e até performáticas.

O que deve ser ressaltado é o fato de terem se organizado, superado dificuldades, e terem construído um evento cujo mote é a arte e a transformação.

Quem não se movimenta não sente as cadeias que lhe prendem, talvez os organizadores, cuja ousadia deve ser louvada, tenham sentido isso nas dificuldades que enfrentaram. Mas acredito que também perceberam que podem melhorar cada vez mais e romper com as cadeias que os prenderam até agora.

Enfim, bons ventos sopram em Rio das Ostras nesse outono. Ventos transformadores, ventos jovens e sonhadores... Ventos que juntos podem se tornar um furacão e derrubar valores arcaicos, preconceituosos e conservadores. Esperemos pelos próximos!

Termino com uma citação do Manifesto Por uma Arte Revolucionária Independente, escrito em 1938 por André Breton (Escritor francês, poeta e teórico do Surrealismo) e Diego Rivera (Pintor mexicano). Eles também lutaram para mudar a ordem das coisas e entenderam que a arte também era uma arma.

“O que queremos:
A independência da arte – para a revolução:
A revolução – para a libertação definitiva da arte."

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela força e todas as mais verdades que você disse aí! Realmente, nós da organização sentimos as cadeias... Mas nós vamos sim, com força pro próximo e mais que nunca precisamos da força de todo mundo! Estamos já pautando as falhas e vamos nos reunir afim de consertá-las, para que os próximos encontros sejam sempre maiores e melhores!

    Beijão!

    ResponderExcluir