terça-feira, 14 de abril de 2009

O Senado brasileiro tem sido pauta dos principais veículos de comunicação de massa nas situações, no mínimo pitorescas.
É diretor com mansão de R$ 5 milhões não declarados, diretorias e mais diretorias de qualquer coisa, horas-extras pagas indevidamente, um sem número de assessores e ASPONES com salários fora da realidade da maioria dos brasileiros. Junto a isso some a eleição de Sarney como presidente do senado, o retorno de Renan Calheiros e a volta triunfal de Collor de Mello como presidente da comissão do senado responsável por parte do Programa de Aceleração do Crescimento.
Essas noticias recentes me trouxeram uma indagação: “Para que serve o Senado?”
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre na internet: O Senado romano, em latim Senatus, é a mais remota assembleia política da Roma antiga, com origem nos Conselhos de Anciãos, da Antiguidade oriental (surgidos após o ano 4000 a.C.). Daí a origem de seu nome, de senex, velho, idoso. Era uma assembleia de notáveis - o conselho dos patres, ou chefes das famílias patrícias - que provinha já dos tempos da realeza romana.
Aqui no Brasil o Senado é a representação da velha política, a fisiologista, clientelista. Lá estão aqueles que comandam o país desde os tempos do império. Pela primeira vez defendo um corte de verbas públicas. Cortem as verbas do Senado até que pare o seu funcionamento! Pensemos, quanto significaria em termos de ecomomia de dinheiro público? Além de tudo o Senado é uma caixa preta, em que impera a dificuldade de quaisquer tipos de fiscalizações. E ainda por cima o mandato de senador é de oito anos!
Vamos pensar juntos um pouco, faça um grande esforço na memória e tente se lembra de qual foi a última grande feito do Senado, que grande medida essa casa parlamentar apresentou ao Brasil. É bem dificil né, então tá bem, pode ser qualquer medida que tenha tido esses cidadãos como protagonistas.
...
É eu não consegui lembrar de nenhum! Quanto a vocês se sabem escrevam, por que eu estou convencido da falta de serventia do Senado ao Povo e à sociedade.
Dessa forma, acredito que o grande fato que poderia proporcionar o Senado Federal aos seus representados seria dispensar os serviços dos senhores senadores e seus assessores e ASPONES e redirecionar a verba lá gasta à melhoria de serviços públicos como saúde, educação, saneamento, habitação, assistência social etc.
É pena que gestos nobres como esses “os de cima” não realizarão sozinhos... já que eles se portam e comportam como se fossem membros de uma realeza o trato que o povo teria que ter com eles seria tipo aquela que o povo francês deu a sua monarquia...Rolando cabeças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário