quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia do Samba é para os bambas

Hoje dia 02 de dezembro é comemorado o dia do samba. Mais que um tipo de música se trata de uma cultura tipicamente brasileira, que faz o povo feliz. Samba-cançã0, samba-choro, samba-enredo, partido alto, samba de roda, samba rock, samba funk, de qualquer forma o samba toca as almas incautas.

Dizem que ele veio lá da Bahia, e chegou ao Rio de Janeiro pelos portos e na estiva. As primeiras rodas no morro da conceição, são semanalmente lembras nas rodas de samba da pedra do Sal todas as segundas-feiras. Ali também se reune, uma vez por mês, o bloco Escravos da Mauá.

Expressão popular de massas do samba é o carnaval, um espetáculo de luz e cor, quatro dias de magia. Pela Sapucaí desfilam a Mangueira, Império Serrano, Portela, Vila Isabel e outras tantas que fazem e são alegria popular.

Grandes compositores oriundos das favelas cantaram e cantam esse Rio de Janeiro em poesias ritmadas pelo pandeira, marcadas no surdo e choradas nas cuícas. Cartola, Noel Rosa, Zé Keti, Candeia, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, João Nogueira, João Bosco, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Moreira da Silva, Dicró, Bezerra da Silva, Alcione, Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Clara Nunes, Clementina de Jesus e tantos outros. Se fosse escrever todos não heveria espaço para nenhuma palavra além de seus nomes.

No Rio de Janeiro se comemora esse momento com o famoso Trem do Samba. Sai da estação Central do Brasil em direção à Osvaldo Cruz e em cada vagão um batuque de alta classe. Com as velhas guardas e novas gerações de sambistas a animar a viagem e preparar o espírito do folião para as apresentações que acontecem em Osvaldo Cruz, esse ano com feijoada da portela e tudo.

Abaixo um pequeno video sobre o trem com Marquinho de Osvaldo Cruz, grande incentivador do trem. Então, embarque e siga viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário