sexta-feira, 25 de junho de 2010

O exemplo de Saramago

Pensar, pensar
Por Fundação José Saramago

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008.

Esse foi o post publicada no blog de Saramago (http://caderno.josesaramago.org/2010/06/18/pensar-pensar/) no diade sua morte.

O literário português, ganhador do Premio Nobel, é um caso a ser pensado. Sua filosofia, viva e atuante, fica para nós o exemplo. Nesses tempos de hoje, em que tudo é tão acelerado,falta-nos um momento de reflexão. Refletir sobre nós mesmos, pensar sobre o mundo.

As idéias por si só não mudam nada, mas os homens sem idéias nada são capazes de fazer. Homens determinados, organizados e movidos por ideais de liberdade foram e são os agentes da transformação, da criação do mundo novo livre da exploração e da miséria.

[ A existência de idéias revolucionárias numa determinada época já pressupõe a existência de uma classe revolucionária. Karl Marx, A Ideologia Alemã ]

Mas é preciso também ir para além das idéias, torná-las práticas, reais. Realizar o real a partir do abstrato e do pensamento fazer o concreto. A práxis. Antonio Gramsci, filosofo italiano que dissertou sobre a filosofia da práxis, que seria uma vontade coletiva, homens combinados que interferem no curso da história, e a re-inventam.

Assim foi o português José Saramago, escritor premiado. Seus textos, de certo, que tocaram muitas mentes. Mas Saramago não foi só um homem das idéias ele realizou a práxis. Membro do Partido Comunista Português desde 1969, o escritor deu sua contribuição militante participando da Revolução dos Cravos em seu país natal.

Um velho jovem que manteve sua rebeldia intacta até o fim de sua vida. Enquanto em nosso tempo se destacam os jovens velhos que se entregam ao conformismo e passam a dedicar a vida ao consumo. O exemplo de José Saramago é que devemos acreditar na humanidade e em sua capacidade de transformação, mais do que isso. Temos que ser esses humanos que farão a transformação. Que os jovens despertem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário