terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nota da APAFUNK sobre o Ocorrido na Cidade de Deus

Diante das notícias relacionadas ao espancamento de policiais militares armados e à paisana na Cidade de Deus, a APAFUNK (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk) esclarece:

1) Ao contrário das informações divulgadas por setores da imprensa, o episódio de violência envolvendo os policiais não ocorreu dentro do baile funk;

2) O fato ocorreu a mais de um quilômetro de distância do local do baile;

3) Os organizadores do baile, realizado dentro das regras estabelecidas pelo poder público, só tomaram conhecimento do caso posteriormente, pelas notícias veiculadas pela imprensa.

Sendo assim, a APAFUNK repudia mais essa tentativa de criminalizar o movimento funk. A associação lembra, ainda, que a Lei Estadual 5543, aprovada em 1º de setembro de 2009, reconhece o Funk como movimento cultural e pedagógico.

MC Leonardo,
Presidente da APAFUNK.

http://apafunk.blogspot.com/

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Será uma revolução?


Desde ontem se encontra na embaixada brasileira em Honduras o presidente deposto Manoel Zelaia. Mais de quatro décadas depois a história se repete na America Latina, um golpe militar tenta impedir que o povo avance em seus direitos.

Mas agora a história pode ser outra, mesmo sem armas, o povo Hondurenho vem resistindo por mais de 80 dias. E com a volta do Presidente pode-se ter um desfecho revulocionário... As palavras de ordem do povo pedem uma nova constituição e a recondução do Presidente ao poder.

Assim podemos ter mais uma nação latino-americana caminhado para o socialismo... e Honduras pode se juntar a Bolívia, Equador, Venezuela e Cuba... aos poucos o continente vai ser pintado de vermelho... como sangue daqueles que deram a vida pela causa e pelo sangue dos que irão viver em uma sociedade justa, igualitária e socialista.

Abaixo um texto retirado do CMI (Centro de Midia Independente) Honduras. É um relato da chegada e aparecimento do presidente na Embaixada Brasileira.

Hoy todo dejaba suponer que iba a ser un "normal" dia en la larga resistencia que el pueblo hondureño lleva conduciendo incansablemente por los pasado 85 dias. Un dia con marchas y mitines para rechazar a l@s golpistas. No mucho pensaban de hecho que este iba a ser un dia historico para Honduras. En el Istituto Normal Secundario Vicente Caceres, todo se estaba alistando para empezar este dia 86 de resistencia popular contra el golpe de estado con una rueda de prensa. Esta rueda de prensa sin embargo nunca empezò, porque istantes antes, un representante de la coordinaciòn del Frente Popular contra el golpe de Estado anunciò que si, habia llegado Mel... A decir, el presidente Zelaya, estaba en Honduras, y precisamente a la casas de las Naciones Unidas!! La gente entonces rapido se organizò para marchar junto hacia dicha destinaciòn. En breve miles de personas habian rodeado la casa de la ONU en el centro de Tegucigalpa.

Hubo momentos de tension quando dos columnas de policias ententaròn flanquear l@s manifestantes. La gente esta ves no quiso soportar esta enesima provocaciòn, y juntos corrieron a los todo pelotones de policias, que tuvieron que retacharse rapido. EN el mientra filtro la noticia que el presidente Zelaya no se encontraba en la casa de la ONU, sino que a una cuadras, precisamente en la embajada de Brazil. Y en poco meno de una hora, la gente que ya numerosisima estaba a las afuera de la Naciones Unidas, se habia multiplicado. De repente desde la teraza de la embajada apareciò este hombre con su tipico sombrero vaquero que siempre lo acompaña. La fiesta empezò y durò toda la tarde para celebrar la llegada del presidente legitimo.

Habia una atmosfera mixta entre alegria y incredulidad, pero con el pasar de la horas, la segunda dejò completamente el paso a la primera, mientras se iban confirmando las noticias de centenares de autobuses que vienen ya de camino desde todas partes del pais. En toda respuesta, el gobierno de facto, ha anunciado el toque de queda desde las 4 de la tarde hasta mañana a las 7, y luego con una segunda cadena nacional, ha anunciado que el toque de queda basicamente se ha convertido en estado de sitio, a decir permanente. Han cortado la luz en la mayoria de los barrios del centro de Tegucigalpa y puesto retenes militares a las entradas de la ciudad.

El Frente Nacional de resistencia Popular contra el golpe de Estado, por su parte a hecho un llamado al paro nacional indefinido, al cual han participaran la gran mayoria de los sindicados.
En estos istantes, miles y miles de personas se han quedado a vigilar a las afuera y en las calles alrededor de la embajada, de brazil, encendiendos fogatas y montando barricadas para impedir un eventual entento de desalojo por parte de l@s golpistas.
Mañana es espera que mas de un miliòn de gente estarè congregandose cerqa de la embajada para escortar el presidente hasta la casa
presidencial.


La primera gran victoria del Frente ha sido lograda, aùn como dicen por ahì, eso apena empieza... Falta ahora lograr restablecer el orden costitucional y entonces establecer una nueva asamblea Nacional Costituyente.

Retirado de http://chiapas.indymedia.org/article_168956
As fotos também são da mesma fonte.

domingo, 20 de setembro de 2009

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CineClube Ai, que Absurdo


Neste Sábado às 19h na República dos Camarões haverá uma sessão cineclubista do Grupo Ai que Absurdo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Analfabeto Político

Pra fechar a semana...



O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Noite no Mangue

Evento da mais alta formosura em Rio das Ostras...

Funk como cultura



Por iniciativa popular, de manifestações, mobilizações e pressões, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ontem dia 01/09/09, derrubou a lei que proibia baile funk nas comunidades cariocas. E ainda aprovou resolução que eleva ao funk status de cultura popular.



Parabéns a Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk) que esteve a frente das mobilizações e parabéns ao Dep. Estadual Marcelo Freixo (PSOL) por levar a questão para a ALERJ e torna-lá vitoriosa.



Que esses jovens funkeiros mudem a imagem construída nos últimos tempos de apologia ao crime, banalização da mulher. Que retomem às letras que tratavam a realidade do dia-a-dia da favela, suas dificuldades e suas aspirações.



Que se acabe com a criminalização da pobreza, onde só o fato de nascer da favela já faz do cidadão um criminoso em potencial... para que outros Silvas, que a estrela não brilha, possam continuar a serem pais de famílias, vivos, livres para que sejam felizes e possam andar tranquilamente nas favelas em que nasceram.