terça-feira, 23 de março de 2010

Sobre os Royalties

Abaixo discurso feito pelo Deputado Marcelo Freixo (PSOL) sobre os Royalties, me parece uma boa introdução do debate. Esse discurso é de 16 de março de 2010.


“Concordo plenamente que é inaceitável o que estão fazendo com o Rio de Janeiro por diversas razões. É impossível que de um estado desta importância seja retirado esta quantia do Orçamento do estado e dos municípios. E principalmente desta forma. Provocar um debate onde Rio de Janeiro e Espírito Santo se colocam contrários ao restante do Brasil quebra o princípio do pacto federativo e a forma talvez seja mais agressiva do que o próprio conteúdo.

Quero levantar dois debates que não estão aparecendo. É bom lembrar que nós temos outras responsabilidades para trazer a este debate. Por exemplo, por que existem os royaties? É uma verba de compensação. Evidentemente, nós sabemos que tanto pelo texto constitucional, que determina que a cobrança de ICMS seja diferenciada em relação ao petróleo, quanto pelos danos provocados pela exploração do petróleo — danos sociais, danos ambientais — existe o pagamento dos royalties. Por isso, ele foi pensado. Então, evidentemente, a aplicação dos royalties deve ter ligação direta com a razão da sua existência.

Nós devemos protestar pela perda dessa verba. Mas podemos aproveitar essa grande mobilização da sociedade para fazermos um debate sobre o que foi feito dessa verba até agora no Rio de Janeiro. Talvez isso não seja de grande interesse para outros que querem debater a perda dos recursos.

Ora, esses recursos foram aplicados no meio ambiente? Esses recursos foram aplicados nas consequências e nos danos sociais? Ou será que não? Esse é um debate que nós temos que fazer. Tem que acabar a caixa-preta dos royalties de boa parte dos municípios do Rio de Janeiro. Então, vamos aproveitar essa grande mobilização, essa justa mobilização, e propor que a verba dos royalties seja uma verba carimbada e com controle social. Esse é o debate que nós podemos aproveitar no Rio de Janeiro, porque aí sim nós vamos avançar.

Talvez seja interessante que nós não façamos o debate apenas dos 15% relacionados aos royalties. Que a gente possa fazer um debate profundo também sobre os 85%. Por que não debatemos neste momento o regime de concessão do Fernando Henrique Cardoso, ou o regime de partilha do governo Lula, onde de alguma maneira quem mais lucra são as grandes multinacionais? Com quem fica o grande valor do ouro negro? Então, vamos fazer um debate sobre transparência, sobre a aplicação dessa verba e sobre o que fazer com o tamanho dessa riqueza como um todo – e não só essa parte. Aí, sim, nós vamos trazer grande desenvolvimento para o Rio de Janeiro”. Marcelo Freixo, em plenário, no dia 16/3.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cine-Pesca

segunda-feira, 15 de março de 2010

Filme Debate sobre o Petróleo

O CEPRO – CENTRO CULTURAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DE RIO DAS OSTRAS – através do Projeto Vídeo e Debate exibe nesta terça -feira, 16 de março, às 19h, o filme da campanha O Petróleo tem que ser nosso.

O vídeo lança um olhar crítico sobre o papel que a Petrobras tem desempenhado em outros países do mundo. Mostra a opinião de acadêmicos e personagens do mundo sindical, social e político.

O objetivo do filme é despertar a população para que os lucros da exploração do petróleo sejam revertidos em favor do povo brasileiro. Também para que o meio ambiente seja preservado, e a soberania nacional assegurada.

O debate contará com a presença do Profº. Marcos Antonio Moreira, DSC, do Iff – Macaé ( Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia Fluminense).





Poética

Foi nessa idade que a poesia veio me buscar
Não sei de onde veio
Do inverno, de um rio
Não sei como, nem quando
Não, não eram vozes
Não eram palavras, nem silêncio.
Mas da rua fui convocado
Dos galhos da noite
Abruptamente entre outros.
Entre fogos violentos voltando sozinho.
Lá estava eu sem rosto
E fui tocado

Pablo Nerura